Regulamento

17º PRÊMIO GUSTAV SALINGER DE EMPREENDEDORISMO – EDIÇÃO 2018

 

INSCRIÇÕES AQUI

 

           1. O QUE É

O Prêmio Gustavo Salinger de Empreendedorismo visa identificar e premiar empresas, empreendedores e ações de referência, para melhoria e desenvolvimento dos setores de indústria, comércio e serviços da região. O foco está vinculado às boas práticas ligadas ao empreendedor e ao seu negócio. O evento, que será realizado no dia 05 de Novembro de 2018, além da entrega das premiações, servirá de homenagem ao aniversário da ACIB e ao Dia Municipal do Jovem Empreendedor.

 

           2. VISIBILIDADE E CREDIBILIDADE

Todos os vencedores do Prêmio Gustavo Salinger de Empreendedorismo 2018, além dos prêmios recebidos, terão seus perfis pessoais e de suas organizações publicados nas mídias digitais do evento e nos meios de comunicação da ACIB, como também, serão citados como referência de empreendedorismo em matéria especial de capa pela Revista Empresário, de circulação regional.

 

           3. PÚBLICO ALVO

Serão aceitas inscrições apenas de pessoas jurídicas para as categorias 1, 2, 3 e 4. O Jovem Empreendedor pode ser colaborador de uma empresa e apresentar um case como pessoa física, assim como a categoria de Estímulo ao Empreendedorismo. As empresas poderão se inscrever em quantas categorias desejar, porém realizar uma inscrição por categoria.

As inscrições para o Prêmio Gustavo Salinger de Empreendedorismo 2018 são gratuitas e deverão ser feitas no site da ACIB Jovem: http://www.acibjovem.com.br/inscricoes-indicacoes no período de 15/08 a 05/10/18. Não serão válidas inscrições com pendências de entrega de material até a data limite.

 

           4. CATEGORIAS

1. Destaque em Indústria                  4. Case de Marketing
2. Destaque em Comércio                 5. Case Estímulo ao Empreendedorismo
3. Destaque em Serviços                   6. Jovem Empreendedor do Ano

 

           5. PRÉ-REQUISITOS

Faz-se necessário que empresas, projetos ou profissionais estejam sediados na região do Vale do Itajaí. No caso de empresas, estas devem possuir no mínimo dois colaboradores (incluindo sócios).

Na categoria Jovem Empreendedor a idade do concorrente deve respeitar a faixa entre 18 e 35 anos. O mesmo pode ser proprietário/sócio ou apenas colaborador de uma empresa, representando um caso de intraempreendedorismo, porém, neste caso, poderá concorrer apenas um candidato por empresa.

Por sua vez, não poderá participar alguma empresa/empreendedor que:
• for patrocinadora ou fizer parte do comitê de Organização do Evento;
• tiver sido a vencedora de até 3 edições anteriores na mesma categoria.

 

            6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Para o Prêmio de Empreendedorismo Gustavo Salinger 2018 serão levadas em consideração as informações ligadas ao empreendedor e ao seu negócio. Na primeira fase, o participante será analisado através dos documentos (ao menos 2 páginas em fonte Arial tamanho 12) enviados no formato de “Case”.

          6.1 Para as Categorias Destaque na Indústria, Comércio ou Serviços:

Os participantes desta categoria deverão preencher um Case Destaque Empresa contemplando os seguintes itens para obtenção de notas considerando os respectivos pesos:

A. Missão e Visão do Negócio – Peso 10
A empresa será pontuada pela apresentação da sua missão e visão condizentes com o propósito e objetivos do negócio.

B. Gestão de Talentos – Peso 20
Será avaliada a habilidade da empresa em atrair e reter talentos humanos na sua organização, estimulando o desenvolvimento e capacitação intelectual e/ou técnica de seus colaboradores.

C. Inovação – Peso 30
A empresa será melhor pontuada se estiver explorando uma oportunidade de negócio inovadora e economicamente viável. Esse pioneirismo ou inovação podem estar presentes em seus produtos/serviços ou em seu modelo de negócios, tais como: canal de distribuição, novo modelo de produção ou gestão, etc.

D. Diferencial Competitivo – Peso 10
Será avaliada a capacidade da empresa em desenvolver maneiras alternativas de conduzir o negócio, reduzir custos e conquistar clientes.

F. Responsabilidade Social – Peso 10
A empresa será pontuada se tiver ações que beneficiem a sociedade e a empresa, levando em consideração questões ambientais e sociais, trazendo benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos colaboradores e arredores.

E. Habilidade de Execução do Projeto – Peso 20
Este é o momento de apresentar o avanço da empresa que mereça ser premiado como destaque no mercado. Será avaliada a habilidade de mobilizar os recursos organizacionais necessários, definir e atingir metas gerando resultado financeiro.

          6.2 Para a Categoria Case de Marketing

Um case trata-se de um projeto que deu certo, tornando-se um case, ou um caso de sucesso. Pode ser a empresa como um todo, a marca ou apenas um desafio superado por meio de ações de marketing. Para solucionar o desafio, por sua vez, pode-se ter optado por uma ferramenta específica ou um mix de ferramentas como: propaganda, assessoria de imprensa, endomarketing, promoção de vendas, pesquisa de mercado, marketing digital, branding, mudança de logomarca, eventos, criação de novos canais de distribuição (franquia, e-commerce, por exemplo), etc.

O candidato pode usar de liberdade na condução na escrita do Case de Marketing, porém sugere-se que contemple ao menos uma boa descrição do Problema/Desafio, a Estratégia de Marketing e o Resultado de público ou financeiro.

Respeitar que este caso de sucesso de marketing tenha acontecido há, no máximo, 2 anos.

          6.3 Para a Categoria Case de Estímulo ao Empreendedorismo

Nesta Categoria poderão participar grupos, associações, fundações e organizações sociais e coletivos (mesmo sem CNPJ) ou empresas que realizem projetos voltados a ações de desenvolvimento econômico e social da nossa região do Vale do Itajaí focados no incentivo do Empreendedorismo.

Os projetos devem ter como missão levar o conhecimento e a prática do empreendedorismo. Ou seja, ações que impactem positivamente a sociedade ao motivar as pessoas a refletir nas necessidades da nossa região, buscar a criação de novos negócios, empreender.

O Coordenador e/ou representante do projeto precisa elaborar um Case de Estímulo ao Empreendedorismo de uma ação que tenha acontecido há no máximo 2 anos com livre escrita, porém sugere-se que apresente o Desafio, as Ações Realizadas e os Resultados Conquistados.

          6.4 Para a Categoria Jovem Empreendedor do Ano

Esta categoria é muito especial e deseja valorizar o profissional* com verdadeiro espírito empreendedor, independentemente do setor ou porte da empresa que representa. Negócio próprio ou quando se trata de um intraempreendedor pode mencionar a empresa em que colabora, desde que, tenha autorização por escrito da mesma, no qual, precisa ser entregue junto ao case.

Para inscrever-se nesta categoria, o candidato pode usar de liberdade na condução na escrita do Case Empreendedor, apresentando sua história envolvendo suas experiências de vida, acadêmica e profissional, se assim o desejar. Sugere-se, ao menos, que termine com os resultados de conquista de público ou financeiro através de um projeto/marca/empresa específica e ATUAL, em vigor no ano de 2018 (não casos passados).

O case será avaliado considerando o histórico do empreendedor, forte senso de oportunidade, liderança, criatividade e perseverança em suas ideias.

* Aqui a inscrição e possível premiação vai em nome do profissional e não da empresa que ele representa.

 

          7 ETAPAS DE AVALIAÇÃO

Primeira fase – entre 15/08 e 05/10/2018 – Processo de inscrição e entrega dos Cases

1. Pré-inscrições no site da ACIB Jovem: http://www.acibjovem.com.br/inscricoes-indicacoes/

2. A inscrição será validada assim que for enviado o Case respectivo da(s) categoria (s) de interesse para o email pgse@acib.net . É possível também fazer a entrega de cópia impressa pessoalmente no Centro Empresarial de Blumenau que fica na Rua Antonio Treis, 607, 2º andar, Bairro Vorstadt – Blumenau/SC.

3. Junto com o case o concorrente precisa ainda entregar:
• Indicação de 02 (dois) clientes e 02 (dois) fornecedores;
• Fotocópia da carteira de identidade do concorrente ao prêmio e contrato social da empresa (quando concorrer em categoria que exija CNPJ).

4. Todos os documentos serão pré-avaliados pela comissão organizadora, que poderá entrar em contato telefônico com os candidatos para tirar eventuais dúvidas das informações submetidas.

5. Os concorrentes que não estiverem de acordo com os pré-requisitos ou com documentação incompleta ou não se enquadrem na regulamentação do prêmio serão eliminados nesta etapa e serão informados por e-mail.

Segunda fase (período de 08/10 à 19/10/2018) – Processo de Avaliação

Nesta etapa, os documentos entregues na primeira fase serão avaliados pelos membros da Comissão Avaliadora, que poderá requerer informações adicionais, viabilizadas pela comissão organizadora da ACIB, evitando dessa forma o contato dos jurados diretamente com as empresas concorrentes.

Terceira fase – Apresentação pessoal dos concorrentes

1. No dia 24 de outubro de 2018, no período matutino, das 8h30 às 10h30, haverá uma apresentação dos “cases” selecionados.

2. Trata-se de uma apresentação pessoal do concorrente do que foi elaborado no case. Chamamos estas apresentações de “pitch elevator” pois possuem curto tempo de apresentação (apenas 5 minutos) e tem o poder de melhorar a avaliação realizada anteriormente pela comissão, na fase 2.

Estes 5 minutos serão compostos por 3 minutos de pitch/apresentação e 2 minutos para perguntas dos avaliadores.

 

          8 COMISSÃO DE AVALIADORES

A Comissão de Avaliadores é formada por 5 (cinco) profissionais e escolhida pelos integrantes da Comissão Organizadora da ACIB. Estes profissionais são selecionados pelos critérios de idoneidade, independência e elevado conhecimento nas áreas de gestão. Os mesmos serão conhecidos no dia do evento de premiação.

 

          9 PREMIAÇÕES

Os vencedores, sendo um de cada categoria (Indústria, Comércio, Serviço, Jovem Empreendedor do Ano, Case de Marketing e Estímulo ao Empreendedorismo ganharão como prêmio:

• Bolsa de estudo de Pós-Graduação, na UNICESUMAR, com curso e aluno que irá usufruir a escolher pela empresa/profissional;

• Troféu (entregue no dia da premiação);

• Certificado expedido pela ACIB Associação Empresarial de Blumenau;

A entrega da premiação ocorrerá em Cerimônia Especial no dia 5 de novembro de 2018, às 20horas, em cerimônia no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau/SC.

A cerimônia reunirá lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade. Toda essa visibilidade significa potencial de apoio em âmbito regional.

 

          10 CONSIDERAÇÕES FINAIS

1. O Prêmio Gustavo Salinger de Empreendedorismo é uma realização da ACIB e do Núcleo Jovem Empreendedor, com o apoio do Núcleo de Marketing.

2. Toda e qualquer inscrição recebida será declarada como de pleno acordo do candidato com o Regulamento do concurso.

3. Ao se inscrever, o candidato automaticamente autoriza, expressamente, a ACIB a reproduzir, publicar, veicular, citar e exibir imagens (fotografia e vídeo), áudios e textos sobre seu trabalho, ilimitadamente em meio impresso e eletrônico (internet), em local, edição, tamanho a serem definidos a exclusivo critério da ACIB.

Atenciosamente,

Comitê de Organização do Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo.

Blumenau, agosto de 2018.

 

INSCRIÇÕES AQUI