Blumenau recebe maior encontro de Jovens Empreendedores do Estado

 

 

                         

                         

 

                           Entre os dias 22 e 23 de março, Blumenau sediou a 148a AGO Regional Vale do Itajaí do Cejesc (Conselho Estadual do Jovem Empreendedor). A Acib Jovem foi anfitriã do evento. Na programação, um dos destaques foi o painel “Sem medo de errar”, em que os empresários Christian Rocha, da CR7 Construtora e Loteadora, Ricardo Oribka, da Transpotech Equipamentos, e Valmir Zanetti, da Cerveja Blumenau e Empório Vila Germânica, falaram sobre como o fracasso faz parte do sucesso dos negócios. Também constaram na programação visitas técnicas à Cia Hering, Cerveja Blumenau, Loghaus Logística, além da assembleia, reunião de diretoria e um media training para a diretoria. 

 

                      Na abertura do evento, o vice-presidente do Cejesc Marcos Stumpf ressaltou a importância do evento para o networking entre os participantes. O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, também esteve presente, e destacou que o desenvolvimento econômico é o alicerce pra todos os demais pilares. “Empreendedorismo é cultura, é atitude! Todos de Blumenau estamos felizes em recebê-los aqui”, observou. O diretor da Acib Paulo Kuroski e o coordenador da Acib Jovem, Roberto Montibeler, também deram as boas vindas em nome da associação.

Sem medo de errar

                   “Jovens, tenham certeza o Caminho não será fácil. Mas, nunca percam a vontade. Nunca desistam ao receber um não. Nunca lhe deixem faltar vontade, brio”, aconselhou o proprietário da CR7 Construtora e Loteadora, Christian Rocha. Formado em Direito, ele montou uma corretora aos 21 anos. “O mercado era incipiente, para pouquíssimas pessoas”, lembrou. Este foi o primeiro fracasso do empreendedor. Porém, logo no primeiro ano, tornou-se a principal corretora de Santa Catarina. Rocha conta que começou a educar o cliente, mostrando o que eram ações e como era possível transformar investimentos em resultados.  Cerca de quatro anos depois descobriu que mercado brasileiro era corrupto e ele não queria mais vender aquilo em que não acreditava. Então, abriu o grupo para outros serviços e partiu para a construtora. “Qual a diferença da empresa que tem sucesso? A grande diferença é quem está atrás da mesa, os gestores. Estude o seu concorrente, seus defeitos, aprenda com seus problemas. Assim, independentemente dos problemas, você vai acordar com um sorriso no rosto e vontade de fazer a diferença”, sugeriu.

                  Ricardo Oribka, da Transpotech Equipamentos, afirmou que a vida são erros e acertos e a diferença é saber levantar. Graduado em Contabilidade entrou na empresa como funcionário para fechá-la. Seis meses depois virou sócio. Hoje, é a maior revenda Stihl do Brasil, somando 36% das vendas da marca. “Obstáculos e erros fazem parte do sucesso. O fracasso não faz parte do sucesso. O fracasso está na desistência”.  Orbika pontuou alguns problemas pelos quais passou, como a compra de um sistema ruim, dificuldades na sociedade, problemas contábeis, falta de planejamento e organização. Porém, com foco e a tomada de decisões certas, conseguiu, em 2017, fechar com 11% de resultado positivo em um ano de crise. 

               Já o idealizador do Empório Vila Germânica, Valmir Zanetti, falou sobre o empreendimento, que era um sonho por muito tempo. No início, segundo ele, os estabelecimentos estavam mais interessados em comercializar cachorro quente e batata, que eram os produtos mais vendidos na época da Oktoberfest. No início, em 2010, quando saiu da consultoria financeira e foi viver o seu sonho, Zanetti conta que se deparou com variáveis que não se controla. Uma delas foi a chuva. “Vimos que se quiséssemos fazer aquilo ser bom para o turista tínhamos que fazer ser bom pra Blumenau”. Ele também falou sobre a Cerveja Blumenau, que tem 2 anos e meio e viu um crescimento extraordinário. “O que sempre me ajudou muito nesses oito anos de projeto: pessoas fazendo para pessoas”, observou.

Veja algumas fotos do evento que trouxe mais de 200 jovens empreendedores de toda Santa Catarina para Blumenau:

 

 

                                                    

Quer fazer parte  da Acib Jovem?
Clique aqui e preencha o formulário que em breve entraremos em contato.

Acompanhe nossa programação em facebook.com/acibjovem